Page 19 - Projeto Político Pedagógico
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Uma professora do 1º ano compartilhou comigo a surpresa da mãe
de um aluno: “Acredita que ele começou a ler, do nada, sozinho?”.
O relato dela me fez refletir sobre o que está por trás do fazer do edu-
cador e que passa despercebido, sobre aquilo que é invisível aos olhos,
mas é a base do que acontece na escola.
Esses aspectos ocultos são os valores e os princípios que norteiam as
nossas ações e se traduzem no jeito como ensinamos, nos conteúdos
que selecionamos, nas experiências que consideramos relevantes e
na maneira como avaliamos o aprendizado dos alunos. As escolhas 18
moldam o tipo de experiência escolar que oferecemos e, por conse- 19
quência, a relação que as meninas e meninos estabelecerão com seus
saberes, seus corpos e seus pares.
Ao olharmos para o jardim do Rainha, que é uma marca registrada da
nossa escola, percebemos a importância e as funções de sua biodiver-
sidade: tem a jabuticabeira, que garante dias de felicidade em forma de
fruta para alunos e funcionários; têm aquelas árvores mais discretas,
como o ipê amarelo, que só floresce uma vez por ano, mas encanta
a todos; além de outras que nem sabemos quem plantou, como os
eucaliptos do bosque, mas sem os quais não conseguimos imaginar
a escola. Essa diversidade compõe o Rainha, na sua flora e na sua
comunidade, onde há uma convivência verdadeira com as diferenças.