Page 19 - Projeto Político Pedagógico
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Uma professora do 1º ano compartilhou comigo a surpresa da mãe
          de  um  aluno:  “Acredita  que  ele  começou  a  ler,  do  nada,  sozinho?”.
          O relato dela me fez refletir sobre o que está por trás do fazer do edu-
          cador e que passa despercebido, sobre aquilo que é invisível aos olhos,
          mas é a base do que acontece na escola.


          Esses aspectos ocultos são os valores e os princípios que norteiam as
          nossas ações e se traduzem no jeito como ensinamos, nos conteúdos
          que selecionamos, nas experiências que consideramos relevantes e
          na maneira como avaliamos o aprendizado dos alunos. As escolhas                       18
          moldam o tipo de experiência escolar que oferecemos e, por conse-                     19
          quência, a relação que as meninas e meninos estabelecerão com seus
          saberes, seus corpos e seus pares.

          Ao olharmos para o jardim do Rainha, que é uma marca registrada da
          nossa escola, percebemos a importância e as funções de sua biodiver-
          sidade: tem a jabuticabeira, que garante dias de felicidade em forma de
          fruta para alunos e funcionários; têm aquelas árvores mais discretas,
          como o ipê amarelo, que só floresce uma vez por ano, mas encanta
          a todos; além de outras que nem sabemos quem plantou, como os
          eucaliptos do bosque, mas sem os quais não conseguimos imaginar
          a escola. Essa diversidade compõe o Rainha, na sua flora e na sua
          comunidade, onde há uma convivência verdadeira com as diferenças.
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