Page 63 - Projeto Político Pedagógico
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ESCOLA PARA TODOS                                                     62
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Quando uma escola tem como um de seus princípios éticos ser para
todos, ela se coloca o desafio de conhecer cada um de seus alunos.
É essa trilha que temos percorrido na busca constante para garantir
que todos vivam a sua plena escolarização no Rainha da Paz.
Ao resgatarmos a história do Colégio, podemos identificar, desde sua
fundação no ano de 1950, um compromisso com a inclusão, tendo
como referência os princípios religiosos fundamentados na filosofia
dominicana.

A ampliação da frequência de alunos com deficiência na escola
regular, e particularmente na educação privada, vem se tornando uma
realidade nos últimos anos, com o avanço da legislação sobre o tema
dos direitos e, ao mesmo tempo, esvaziando a concepção, até então
naturalizada, de inserção em instituições especializadas.

Assim, o Rainha, ao longo da última década, em consonância com
a legislação, que amplia e garante os direitos das pessoas com
deficiência a estudarem na rede regular de ensino, tem promovido
práticas inclusivas, visando qualificar o conceito de educação de
qualidade a partir do princípio da equidade. Todavia, a abertura de
espaço para tais práticas não garante o sucesso dessas iniciativas,
pois essa construção não é linear. Pelo contrário, é marcada por
avanços e retrocessos. A construção de um currículo inclusivo traz
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