Page 65 - Projeto Político Pedagógico
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2. O CONVÍVIO COM OUTRAS CRIANÇAS PODE SER                           64
   TERAPÊUTICO. O SUCESSO DA INCLUSÃO DEPENDE                         65
   DA ADAPTAÇÃO DA ESCOLA À CRIANÇA E NÃO
   APENAS DA ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA À ESCOLA

O segundo princípio parte da constatação de que em uma classe
nunca teremos um grupo homogêneo, pois cada aluno tem suas
singularidades, seus saberes, suas experiências, seu modo de se
relacionar diante dos desafios que a escola propõe. A escola precisa
se adaptar às diferenças, sejam elas quais forem, e não esperar que
o aluno se adapte a ela. Uma das barreiras que temos quebrado é
a concepção homogeneizadora do ensino, na qual o currículo é pen-
sado dentro de uma mesma abordagem para todos os alunos: aula,
atividade e avaliação igual para todos. Aquele que não acompanha os
passos definidos para a maioria está fatalmente fadado ao fracasso.
Ao contrário, buscamos cada vez mais identificar os percursos e as
demandas singulares que possam trazer a aprendizagem coletiva.
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