Page 67 - Projeto Político Pedagógico
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3. A IDENTIDADE DA CRIANÇA                                             66
   NA ESCOLA É A DE UM ALUNO                                            67

A inserção dos alunos com deficiência no espaço escolar contribui
com a construção de sua identidade de estudante. Na relação entre
seus pares, o aluno tem a possibilidade de construir sua identidade de
aluno e não a de um deficiente. Diante disso, entendemos que preci-
samos cuidar da apropriação que esse aluno faz do espaço e das re-
lações que estabelece com colegas e adultos para que, cada vez mais,
ele possa sentir-se pertencente ao seu grupo e à comunidade escolar
como um todo. Estar na escola permite à criança usufruir de todas
as possibilidades de “ser aluno”, o que favorece o compartilhamento
de saberes e a inserção em um espaço educativo que possui regras
sociais peculiares. Um caminho promissor que percebemos em nossa
prática diária é a construção de novas gerações de crianças e ado-
lescentes que ensinam os adultos a superar esses impasses. Assim,
as próprias crianças e adolescentes assumem um papel fundamental
nessa construção.
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