Page 67 - Projeto Político Pedagógico
P. 67
3. A IDENTIDADE DA CRIANÇA 66
NA ESCOLA É A DE UM ALUNO 67
A inserção dos alunos com deficiência no espaço escolar contribui
com a construção de sua identidade de estudante. Na relação entre
seus pares, o aluno tem a possibilidade de construir sua identidade de
aluno e não a de um deficiente. Diante disso, entendemos que preci-
samos cuidar da apropriação que esse aluno faz do espaço e das re-
lações que estabelece com colegas e adultos para que, cada vez mais,
ele possa sentir-se pertencente ao seu grupo e à comunidade escolar
como um todo. Estar na escola permite à criança usufruir de todas
as possibilidades de “ser aluno”, o que favorece o compartilhamento
de saberes e a inserção em um espaço educativo que possui regras
sociais peculiares. Um caminho promissor que percebemos em nossa
prática diária é a construção de novas gerações de crianças e ado-
lescentes que ensinam os adultos a superar esses impasses. Assim,
as próprias crianças e adolescentes assumem um papel fundamental
nessa construção.