Page 69 - Projeto Político Pedagógico
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A inclusão por critério de renda evidenciou as desigualdades no coti- 70
diano escolar, presentes na sociedade brasileira, e também implicou 71
a questão racial, pois tivemos o ingresso de alunas e alunos negros,
ampliando definitivamente a diversidade racial da nossa comunidade.
Desta forma, especialmente no início, foi inevitável que aflorassem
questões de discriminação de gênero e preconceitos racial e de classe.
Isso exigiu do Colégio e de sua comunidade uma reflexão para incor-
porar, na sua prática curricular, formas de combate e enfrentamento
dessas mazelas sociais.
Esses foram – e seguem sendo – anos de muito crescimento e apren-
dizado para toda a comunidade do Rainha e sobretudo para alunas,
alunos e professores, que somam experiências cotidianas advindas
dos desafios da inclusão e da diversidade em sala de aula.
A pandemia explicitou mais uma vez as desigualdades no acesso
às tecnologias e as dificuldades de condições de estudo de alunos
em situação de vulnerabilidade social. Nesse aspecto, os estudantes
bolsistas tiveram amplo apoio do Colégio, que passou a fornecer
equipamentos e pacotes de dados de internet como forma de viabi-
lizar sua permanência nas aulas remotas e a qualidade dos estudos.