Page 94 - Projeto Político Pedagógico
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ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS:
ASSEMBLEIAS DE CLASSE
Exercer a participação cidadã e exercitar o diálogo e a escuta são
premissas importantes do trabalho pedagógico do Rainha da Paz.
Por isso, desde pequenos, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental,
nossas alunas e alunos começam a participar de assembleias se-
manais ou quinzenais para discutir e deliberar sobre assuntos que
interessam a todos. “É pra gente discutir algo pra ajudar o coletivo.
É muito legal você poder expressar seus sentimentos. Muitas vezes
nosso problema é o problema de outras pessoas. Então discutir pode
melhorar”, diz um aluno do 5º ano. “É um momento que a gente tem
para conversar sobre algumas coisas, por exemplo, se a gente teve
uma briga, ou a gente pode sugerir uma atividade”, conta uma aluna
do 4º ano.
As próprias crianças listam temas variados e priorizam o que vai ser
discutido. Já estiveram em pauta questões relacionadas à convivên-
cia, ao uso do espaço coletivo da escola e, mais recentemente, aos
sentimentos que nascem sobre a realidade imposta pela pandemia
e pelo ensino remoto. “A gente fala sobre problemas da escola pra
tentar resolver, como pessoas que correm na rampa, ou agressões