Page 94 - Projeto Político Pedagógico
P. 94

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS:
ASSEMBLEIAS DE CLASSE

Exercer a participação cidadã e exercitar o diálogo e a escuta são
premissas importantes do trabalho pedagógico do Rainha da Paz.
Por isso, desde pequenos, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental,
nossas alunas e alunos começam a participar de assembleias se-
manais ou quinzenais para discutir e deliberar sobre assuntos que
interessam a todos. “É pra gente discutir algo pra ajudar o coletivo.
É muito legal você poder expressar seus sentimentos. Muitas vezes
nosso problema é o problema de outras pessoas. Então discutir pode
melhorar”, diz um aluno do 5º ano. “É um momento que a gente tem
para conversar sobre algumas coisas, por exemplo, se a gente teve
uma briga, ou a gente pode sugerir uma atividade”, conta uma aluna
do 4º ano.

As próprias crianças listam temas variados e priorizam o que vai ser
discutido. Já estiveram em pauta questões relacionadas à convivên-
cia, ao uso do espaço coletivo da escola e, mais recentemente, aos
sentimentos que nascem sobre a realidade imposta pela pandemia
e pelo ensino remoto. “A gente fala sobre problemas da escola pra
tentar resolver, como pessoas que correm na rampa, ou agressões
   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99