Page 99 - Projeto Político Pedagógico
P. 99

“Sinto uma responsabilidade sobre o sentimento dos outros. Você      98
passa a ter um olhar mais atento às próprias atitudes e a como elas  99
impactam outras pessoas. Essa disponibilidade em ajudar faz dife-
rença na vida das pessoas”, reflete uma aluna do 9º ano.

As Equipes têm encontros quinzenais de 1 hora com a orientadora de
seu ciclo, nos quais levantam temas que percebem como prioritários,
dinâmicas de grupo e propostas de ações para enfrentar a questão
escolhida. Durante o período de aulas remotas, muitos alunos não
abriam suas câmeras e não se colocavam durante as aulas e esta foi
uma questão mobilizadora para as Equipes. “A principal preocupa-
ção é com as pessoas ‘invisíveis’ que não conversam com ninguém,
não têm vida social. A gente foi mapeando as pessoas com a câme-
ra fechada e pensamos em algumas gincanas e jogos para entur-
má-las”, conta um aluno do 8º ano. “Antes eu reparava nos colegas
invisíveis, mas pensava: ‘isso não é da minha conta, a pessoa deve
estar com problemas…’ Mas agora eu faço parte da Equipe de Ajuda
e as pessoas me escolheram. Então vou reparar com mais atenção e
fazer alguma coisa pra ajudar”, diz uma aluna do 7º ano.
   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104