O ateliê é um ambiente de encontro e interação onde alunas e alunos podem compreender e pertencer ao mundo por meio da arte. É o lugar de produção e experimentação artística e reflexiva. A partir da agenda cultural da cidade, a ideia é que os alunos criem possibilidades de troca com artistas e seus processos de criação no contexto urbano.
Nas Oficinas de Canto em Grupo, iremos desenvolver a voz usando ferramentas técnicas, musicais e interpretativas. Conhecer as possibilidades da própria voz é uma forma de autoconhecimento e conexão com o corpo. Os encontros serão divididos em momentos de aquecimento vocal, respiração, escuta e exercícios de musicalidade. Ao longo da trajetória, vamos construir um repertório de canções que reflitam o perfil e os gostos do nosso grupo, arranjando elas de vários jeitos, para brincar com diferentes formações. Quais são os principais pontos para se pensar na hora de cantar? Quais são as possibilidades de interpretação de uma canção? Como ouvir o outro e me ouvir ao mesmo tempo em um grupo vocal? Como usar a percepção, ritmo e conhecimento musical a nosso favor para cantar? Lembrando que não é preciso ter nenhuma experiência anterior com canto ou música. Até mais!
Você já ouviu falar de Foobaskill? Corfebol? Woodball? Spikeball? Kan Jan? Kin Ball?
Estes são alguns, de muitos esportes e jogos da cultura de um mundo globalizado; alguns mais, outros menos, mas, certamente não tão conhecidos a ponto de ser domínio público e é aqui que se encontra a proposta do Itinerário Eletivo na área de Arte e Movimento.
A ideia é investigar a cultura de diversos lugares em busca de jogos e esportes pouco conhecidos do público em geral, selecionar os mais interessantes do ponto de vista do grupo, contextualizar sua existência e desenvolver o aprendizado teórico e prático, muitas vezes ressignificando e adaptando às nossas condições escolares.
O aprendizado da modalidade deve considerar os aspectos culturais no qual ela está inserida, compreender suas regras e conceitos e desenvolver uma competência mínima para jogar, considerando inclusive a liberdade de realizar adaptações para que o jogo seja possível em nosso ambiente escolar.
A proposta do produto final deste curso está aberta para uma decisão coletiva, podendo ser um site com tutoriais em vídeo, painéis, livro de jogos, etc, mas com a proposta de divulgar a modalidade e ensinar a jogar.