O desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e de competências para atuar frente à complexidade das relações sociais e de trabalho contemporâneas são os propósitos essenciais do Ensino Médio do Colégio Rainha da Paz, oferecido no período matutino, das 07h às 12h30/13h20.
Ao longo dos três anos, enfatizamos uma abordagem interdisciplinar e a pedagogia de projetos, um importante diferencial para atribuir significado à aprendizagem. Trata-se de uma metodologia que não se restringe à transmissão de conteúdo e favorece a investigação dos temas a partir de sua problematização junto aos alunos. Dessa forma, o interesse em buscar por hipóteses, estimula a iniciativa, a autonomia de escolha, a liderança e a cooperação em relação ao aprendizado.
Elaboramos e aplicamos um currículo articulado com as demandas atuais de conectividade e com a urgente necessidade de ampliar competências para interpretação da realidade. Em tempos em que tomar decisões coletivas é de fundamental importância, a ousadia investigativa se torna um ingrediente essencial, assim como aprender a trabalhar em equipe valorizando as potencialidades individuais que se apresentam na diversidade.
Cada série do Ensino Médio é orientada por diretrizes pedagógicas que atuam como pano de fundo para a construção dos projetos e sequências didáticas.
Na 1ª série, o foco está no desenvolvimento do pensamento científico e na busca por aprimorar o raciocínio abstrato através da aproximação intencional, sistemática e mais rigorosa dos paradigmas científicos.
Ao longo da 2ª série, a prioridade é a formação ética e o estímulo à participação ativa na cidadania. A partir da análise crítica do conceito de sociedade, buscam-se experiências que favorecem a reflexão dos alunos sobre seu potencial de atuação para a transformação social.
A reflexão sobre o mundo acadêmico e profissional se concentra na 3ª série. Destaca-se o reconhecimento e a análise sobre a complexidade das relações de trabalho no mundo atual, proporcionando a discussão de fenômenos que determinam as escolhas de carreiras e a criação de diferentes trajetórias profissionais.
Junto com as nove disciplinas da base curricular comum (Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física), oferecemos também, Língua Inglesa e Filosofia (que pertencem à base curricular diversificada).
Integram a base curricular diversificada os Itinerários Eletivos e os LABs, os Cursos de Línguas Estrangeiras e de Teatro, oferecidos entre 13h30 e 16h. Todos têm a intenção de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos com temas contemporâneos relacionados a diversas áreas do conhecimento, contribuindo com o processo de escolhas de carreiras e a criação de diferentes trajetórias profissionais.