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Atualmente muito se fala sobre sustentabilidade, sua a importância no mundo, e ela pode ser vista em vários setores e de diversas maneiras, entre elas nos temos a dos alimentos, o modo com que é feito o aproveitamento e a importância de um boa alimentação, afinal somos o que comemos. O projeto, será desenvolvido no formato de oficina. Falaremos sobre o aproveitamento de algumas frutas e legumes, para assim ter todos os benefícios que eles nos oferecem. A oficina será dividida em três partes, no primeiro momento, teremos a teoria, será realizada uma explicação geral sobre frutas, nutrição, época de safra e curiosidades. Apresentando a turma os alimentos e o que poderemos preparar com eles. No segundo momento teremos a prática, mas conhecida como “mão na massa”, separados por grupos irão desenvolver receitas utilizando o alimento escolhido e enfatizando o AIA (Aproveitamento Integral do Alimento).

Para finalizar, teremos a apresentação de cada preparo e degustação.

A oficina tem por objetivo conscientizar adolescentes e jovens em suas escolhas, e ensina-los a preparação de pratos saudáveis, nutritivos e com baixa custo. Levando o conhecimento para suas casas, e assim beneficiando toda a família, que poderá adquirir hábitos alimentarem mais saudáveis e acessíveis a todos. 

“CULTURA, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS DO ANTROPOCENO”

Diante das crises humanitária e ambiental que caracterizam o chamado Antropoceno, nesta eletiva, refletiremos juntos acerca de como nossa cultura e nossa forma de estar no planeta estão relacionadas a tal cenário global. Com o auxílio da Antropologia - a ciência que estuda o ser humano, suas diversas formas de viver e de significar o mundo - teremos a oportunidade de conhecer culturas e cosmovisões de diferentes povos, e, através disso, refletir a respeito de nossa própria cultura e nossa visão de mundo.

Esta eletiva, ainda, se constituirá como espaço para a construção de imaginários a respeito de novos caminhos para a humanidade e para o planeta. Com este objetivo, o principal projeto a ser desenvolvido ao longo do curso, nomeado sociedades sonhadas, propõe que os estudantes, em grupos, concebam e descrevam a sociedade em que gostariam de viver. Você já parou para pensar sobre como seria a sociedade dos seus sonhos? Você já imaginou como os diferentes povos sonham as suas próprias maneiras de estar no mundo? Esta será uma oportunidade para os estudantes criarem suas próprias narrativas acerca de formas possíveis de se viver. Os grupos poderão apresentar suas sociedades sonhadas através de diferentes de suportes, conforme sua escolha - visual, plástico (maquetes), audiovisual, música, livro, poema, história em quadrinhos, etc. Dentre os principais objetivos deste projeto estão o engajamento da imaginação e da criatividade, e a expressão coletiva.

Em síntese, a disciplina visa a desenvolver a compreensão das diferenças e a empatia entre os grupos humanos, assim como a estimular o pensamento crítico e a imaginação de futuro.

A origem e a evolução do todo se destacam dentre os principais pensamentos filosóficos que intrigam a sociedade até hoje. Dessa forma, compreender o início do que vemos em um Universo tão extenso vai além de uma sucinta curiosidade ou, como disse Carl Sagan em sua série ‘Cosmos’, "se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você deve primeiro inventar o Universo". Assim, baseando-se nesta inspiradora faísca de conhecimento, este itinerário lhe dará abertura para a exploração do cosmos, buscando investigar o que já foi descoberto até aqui e o que ainda precisamos explicar sobre o funcionamento do Universo.

Aulas expositivas somadas às atividades práticas aproximam você da realidade de pesquisa de astrônomos e astrônomos profissionais. Iremos além de imagens impressionantes e observações realizadas por pequenos telescópios que aparentam fazer parte de uma realidade diária de pesquisa. Ainda, veremos quão fundamental foi a participação de pesquisadoras mulheres no desenvolvimento da Astronomia.

Tem interesse em compreender por que somos feitos de poeiras das estrelas? Se indaga sobre o que há além de nós e do Sistema Solar? Então, venha comigo nesta jornada interestelar! 

Apesar de serem termos que estão muito em pauta recentemente, poucas pessoas tem conhecimento de que existe uma ciência voltada especificamente para o estudo de comportamento e bem-estar animal e acabam sendo influenciadas por informações equivocadas, que são muitas vezes disseminadas nas redes sociais e até mesmo pela imprensa. Essa ciência busca diversos indicadores e ferramentas para compreender como funcionam os mecanismos de aprendizagem dos animais, a comunicação por meio da linguagem corporal, a capacidade cognitiva, os estados afetivos, as formas de avaliação de presença de dor, as necessidades básicas, os comportamentos anormais, as relações entre humanos e outros animais além das questões éticas envolvidas.

Entender estas questões não apenas contribui para melhorar os níveis de bem-estar dos animais, como também permite uma melhor convivência entre humanos e animais de diversas espécies. Ao longo da disciplina iremos entender como os animais aprendem, como entender a linguagem corporal deles, como lidar com comportamentos indesejados, trazendo mais segurança às pessoas; redução dos índices de abandono e maus tratos de animais; diminuição dos riscos de acidentes com animais; e fortalecimento da comunicação, parceria e experiências positivas e gratificantes com seus animais.

Muitos destes temas são multidisciplinares, podendo ser aprofundados conhecimentos que são utilizados em diversas profissões, como medicina veterinária, psicologia, biologia, pedagogia e muito mais.
  

O empreendedorismo é considerado por muitos pesquisadores como um elemento impulsionador do crescimento e desenvolvimento econômico e social. De acordo com o dicionário Oxford o empreendedorismo é a “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios”.

Atualmente, cerca de oito milhões de jovens brasileiros, com faixa etária entre 18 e 24, já possuem o seu próprio negócio, segundo levantamento do Monitor Global do Empreendedorismo. Esse número representa o maior da história do empreendedorismo no Brasil e é conhecido como empreendedorismo jovem. Nesse contexto, o empreendedorismo jovem vem se destacando. Conforme uma pesquisa do Sebrae, 80% dos entrevistados com até 24 anos de idade já haviam pensado em abrir a própria empresa antes mesmo de completarem 18 anos. Parte alarmante de pesquisas do Sebrae diz que 25% dos negócios abertos no Brasil encerram suas atividades em menos de dois anos. Dentre este e outros motivos, estudar empreendedorismo é tão importante.

Participar dessa disciplina é uma das maneiras mais inovadoras de preparar os jovens para os desafios do mundo adulto. Afinal, esse tipo de conhecimento vai muito além de “criar uma empresa”: trata-se de uma jornada de autodescoberta, criatividade e capacitação para buscar oportunidades de tornar ideias em realidade.

O empreendedorismo incentiva o aluno a pensar “fora da caixa”, buscar soluções criativas para os problemas e transformar ideias em ações. Trabalhos em grupos de alunos para desenvolver atividades como se fossem os “sócios” de um projeto, com tarefas realizadas normalmente por um empreendedor como concepção do negócio, teste do conceito, planejamento, análise competitiva, plano de negócios e captação de investidores com elaboração de pitchs. Além de aprender com casos reais de negócios através de ferramentas e análises ensinados em administração de empresas, como Canvas, Design thinking, Forças de Porter, SWOT, Posicionamento de mercado, processos, cultura, liderança, viabilidade de negócios, finanças corporativas, precificação de produtos entre outros.

Acredito que muitas profissões de diversas áreas têm por trás uma gestão de negócio, como por exemplo uma psicóloga em sua clínica ou um artista com seu projeto. Essa disciplina pode contribuir para o aluno que já pense em sonhar em ter uma startup ou inserir-se com uma carreira no mercado de negócios até para aqueles que pretendem outras carreiras, mas que de alguma forma ao administrar seu “nome como negócio” também passará por dilemas onde as ferramentas do empreendedorismo podem ajudar.
 

Uma viagem pelo Brasil e Mundo através de acontecimentos esportivos – protagonizados por atletas ou praticantes, treinadores, equipes e torcedores - que revelam temas e debates essenciais da sociedade atual.

Atenção especial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, e aos valores olímpicos e paralímpicos - amizade, respeito, fair play, excelência, coragem, determinação, inspiração e igualdade.

Reflexão sobre temas importantes da sociedade: igualdade x discriminação de gênero; valorização das minorias e diferentes etnias x racismo e xenofobia; inclusão e estima dos deficientes x capacitismo; inclusão social; respeito e equilíbrio com a natureza x ameaças ao meio-ambiente; relação entre o apoio ao esporte e sua prática com a saúde física e mental; esporte x sedentarismo e vida virtual; fair play x doping, jogo bruto e corrupção; esporte como educação e cultura; entre outros.

As diferentes mídias – jornalísticas, culturais e sociais – apresentam e discutem esses tópicos, que afloram durante experiências e eventos esportivos.

Características do perfil, reportagem, entrevista e artigo de opinião (no jornalismo); do podcast temático; do documentário audiovisual e página/perfil de rede social. Exemplos de bons exemplares desses gêneros.

Criação pelos alunos de um produto jornalístico ou cultural: um mini documentário, reportagem em vídeo ou podcast, a partir de temas escolhidos por duplas ou trios, que envolvam o esporte e a sociedade.
  

O graffiti acompanha a humanidade desde seus primórdios, das primeiras cavernas aos muros atuais, da arte rupestre até a pixação contemporânea, uma linha do tempo retrato da civilização. Identidade, livre expressão, cartografia, graffiti é arte pós-moderna na rua aberta e na galeria fechada, revestindo e aquecendo o corpo cinza da cidade. O espaço ao redor conversando com a gente, o grito mudo dado pela imagem, escutado pelos olhos, e sentido pelo coração.

Manifestação popular, graffiti são democráticos, podem ser consumidos em larga escala, e de graça. Cenas espraiadas pelos caminhos que percorremos, despertando
fascínio e chamando a atenção para o meio, para o habitat ilustrado, para o entorno.

Grafismos, grafias, palavras e marcações carregadas de significados, expressando a
consciência humana, engrossando o caldo da cultura urbana. Nesse pacote está o muralismo, mega pinturas realizadas nas laterais dos prédios gigantes da cidade.

Portanto, olhemos pra cima sim, e também para os lados, e para baixo, olhemos para todo o território. Sentidos atentos para perceber o contexto atual desse panorama imagético, para sacar além das aparências. O processo, as intenções e os movimentos sócio-culturais nos interessam nessa pesquisa. E claro, além da percepção, nos permitimos a diversão, ou seja, curtir o saber e o fazer. E nisso o graffiti é prodigioso, pintar um paredão coletivo é vivência pra lá de prazerosa, a tinta é mágica e terapêutica.

Evoluir para o Anteprojeto de Drenagem Urbana: Nossos alunos aplicarão os conceitos e práticas aprendidos na disciplina anterior para desenvolver soluções de drenagem urbana que possam ser implementadas em nossa comunidade.

Reunião na Câmara Municipal: Teremos a oportunidade de apresentar nossa iniciativa na Frente Parlamentar do Meio Ambiente, discutindo nossas propostas e ouvindo feedback de especialistas e legisladores.

Interação com as Bases e Diretrizes Anteriores: Continuaremos a trabalhar com as bases e diretrizes estabelecidas na disciplina anterior, garantindo a continuidade e a evolução do nosso aprendizado e projetos.

Metodologia

Aulas Teóricas e Práticas: Combinação de aulas teóricas com atividades práticas supervisionadas, incluindo trabalhos de campo, laboratórios de projetos e mesas-redondas.

Participação Ativa: Encorajar a participação ativa dos alunos, envolvendo-os diretamente no desenvolvimento do anteprojeto e na apresentação na Câmara Municipal.

Feedback e Ajustes: Coleta de feedback contínuo para ajustes e aprimoramento do anteprojeto, garantindo a relevância e eficácia das soluções propostas.

Expectativas

Acreditamos que esta evolução na disciplina GUPIVA trará uma compreensão mais profunda das dinâmicas urbanas e das soluções sustentáveis, capacitando nossos alunos a se tornarem agentes ativos na transformação do seu entorno. Estamos animados para ver as ideias e propostas inovadoras que surgirão deste anteprojeto e como elas poderão impactar positivamente nossa comunidade.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Agradecemos desde já pela atenção e pelo suporte contínuo ao desenvolvimento desta disciplina. 

A fotografia possui diversas possibilidades, como uma expressão técnica ela está presenta no jornalismo, na moda, no entretenimento entre outros seguimentos.

Porém, no seu surgimento no final do século XIX, a técnica fotográfica flertava com o universo da arte e propunha outra possibilidade além do uso tecnicista.

Diversos grupos reivindicavam por uma fotografia artística e somente nos anos 80 do século XX que a fotografia ganha o status de obra de arte tornando-se uma técnica usada para concretizar a subjetividade do artista.

Nesta Eletiva propomos explorar o viés artístico de cada um de nós e tendo dois processos históricos fotográficos como condutor da nossa expressão. Utilizaremos a fotografia analógica no formato da cianotipia e pinhole (fotografia na lata) para criarmos imagens. As aulas serão no laboratório de fotografia intercaladas com aulas expositivas que auxiliarão a construção do processo criativo de cada aluno.

Essa disciplina tem como objetivo introduzir os alunos ao mundo da programação e desenvolvimento de jogos, permitindo um contato com a linguagem computacional aplicada através de exercícios criativos.

A programação vem se tornando cada vez mais relevante na atualidade: programadores são capacitados para desenvolver softwares, aplicativos, websites e outros, e possuem habilidades essenciais como resolução de problemas e pensamento lógico.

O projeto final será uma versão demonstrativa de um jogo digital, desenvolvido com a linguagem em C# dentro da Unity3D, uma das ferramentas mais utilizada no mercado de games. Muitos jogos populares foram criados com ela, incluindo "Among Us", "Hollow Knight", "Cuphead" e "Monument Valley".

Os jogos digitais são uma ferramenta poderosa para ensinar programação: através deles, podemos aplicar conceitos de forma prática, experimentando resultados imediatos e desenvolvendo entendimentos sólidos dos princípios da computação. 

Você aprenderá neste curso:

Quais são os problemas de saúde mental mais comuns (incl. burnout, depressão, transtornos de ansiedade, TEPT, luto, etc.) e como identificá-los?

Como abordar uma pessoa com sinais de problemas de saúde mental de forma apropriada, segura e construtiva?

Como agir e ajudar pessoas sofrendo crises relacionadas a problemas de saúde mental (incl. ideação suicida, ataques de pânico, momentos de trauma, etc.), no momento da crise?

Como encaminhar uma pessoa com problemas de saúde mental a intervenções e profissionais apropriados?

Como apoiar pessoas em recuperação de problemas de saúde mental? 

O itinerário “Voluntariado para um humanismo integral”, inspirado nos valores de justiça e paz do carisma Dominicano, tem como objetivo introduzir, refletir e vivenciar o voluntariado como ferramenta de transformação social, ampla defesa dos direitos humanos, escuta e comunhão com aqueles que estão à margem da sociedade.

O curso será dividido em 2 semestres, ambos visando um processo de introdução e aprofundamento na “Experiência de escuta e comunhão”. O primeiro semestre, que iniciará em agosto, visa estudar, refletir e vivenciar sobre o “Papel do Estado” junto às mais diferentes situações decorrentes da falta de justiça social. Já o segundo semestre, que iniciará no mês de fevereiro do próximo ano, debaterá sobre os modos de organização social que visam dar respostas às comunidades afetadas pela falta de políticas públicas, ou como intitulamos para o nosso itinerário, “Onde o Estado não chega”.

Durante o itinerário, os alunos são convidados a uma formação integral, perpassando pelo estudo do direito à alimentação e as causas da fome no Brasil, especialmente em São Paulo; visita e diálogo com pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Sefras, um dos nossos parceiros, a partir das ações propositivas dessa entidade.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio de estudo de casos e subsídios teóricos, ampliará a reflexão e atuação desses estudantes. Esta parceria é importante para superarmos a ideia de voluntariado como sinônimo de assistencialismo e caridade, para afirmar seu verdadeiro caráter de justiça social.
Por fim, todo esse curso terá como norte, pensar e vivenciar o voluntariado como garantia de direito e, portanto, de justiça e paz.  


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