Page 83 - Projeto Político Pedagógico
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EDUCAÇÃO PARA A                                                        84
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL                                                   85

Compreendemos a educação como forma de transformação social
e, para tanto, desejamos formar pessoas solidárias, investigativas e
críticas da realidade, comprometidas com a construção de uma so-
ciedade justa e democrática.

Esse exercício, presente no nosso quinto princípio curricular, consi-
dera que a mediação dos adultos junto às crianças no desvelar dos
processos de aprendizagem deve necessariamente incluir a dimen-
são dos sentimentos e das sensações, fazendo com que o adulto co-
loque-se no lugar da criança empaticamente para construir espaço
de solidariedade.

Essa aproximação do currículo com a realidade das crianças torna a
investigação uma prática metodológica e pedagógica fundamental.
Por meio do diálogo e da escuta dos desejos e curiosidades dos es-
tudantes, partimos da experiência para então construir os conceitos.
Todo este ecossistema pedagógico permite a formação do senso
crítico do mundo em que vivemos e para a projeção do que queremos
juntos construir: uma sociedade mais justa e fraterna.

Ao nos colocarmos mais esse desafio, nos comprometemos com uma
educação transformadora que necessita de um projeto pedagógico au-
toral e constantemente (re)construído por toda a comunidade escolar.
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