Page 78 - Projeto Político Pedagógico
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CENTRALIDADE DO ALUNO
NO PROCESSO EDUCATIVO

Quem circula pelo Rainha nota que há uma natural disponibilidade
dos adultos em participar dos diferentes processos de aprendizagem
dos estudantes, revelando que o aluno é o centro do processo educa-
tivo e a comunidade escolar é responsável por sua formação. Esse é
o nosso segundo princípio.

Nessa direção, evidenciamos a prática de trocas de saberes entre
alunas e alunos de diferentes ciclos escolares e de funcionários
com as diferentes séries e anos. Essas ações possibilitam que os
estudantes protagonizem seu percurso de aprendizagem e sejam
desafiados a partir do compartilhamento e da responsabilidade dos
diversos atores escolares. Estabelece-se, assim, uma pedagogia
relacional que reconhece o eu e o outro como potência de aprendiza-
do constante para a vida.

Tornar a comunidade um agente responsável pela formação de todos
seus integrantes nos projeta desafios: ampliar situações de docência
compartilhada para apurar práticas e olhares em relação ao processo
educativo, bem como superar a fragmentação do currículo escolar e
sua divisão do conhecimento em diferentes disciplinas. Esses desa-
fios se juntam ao desejo de tornar a escola um espaço de aprendiza-
gem e de experiências de vida!
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