Page 81 - Projeto Político Pedagógico
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LEGITIMAR DIFERENTES                                                   82
SABERES E CULTURAS                                                     83

Ao legitimar os diferentes saberes e culturas na construção da
aprendizagem, buscamos evidenciar a dimensão política do conhe-
cimento, uma vez que toda escolha pedagógica traz consigo uma
intencionalidade: os temas, conteúdos, autores e métodos utiliza-
dos na escola partem do objetivo de descolonizar o olhar no sentido
de desconstruir a ideia de um modo único de ler o mundo e, assim,
construir possibilidades de diálogo entre diferentes conhecimentos
de diferentes grupos sociais.

Esse diálogo é realizado a partir de estratégias que buscam des-
construir os estereótipos por meio de vivências de outras lingua-
gens e práticas culturais. É pelo exercício constante da empatia e da
escuta atenta que atribuímos valor aos saberes das nossas alunas
e alunos. Essa prática ocorre pela posição intencional de pesquisa
e investigação (de professores, alunas e alunos) na construção da
aprendizagem. O professor participa da atividade sem a posse do co-
nhecimento único e verdadeiro; ao contrário, ele faz a mediação dos
conhecimentos junto com as alunas e alunos. Assim, o diálogo entre
várias instâncias (estudantes, familiares, funcionários, professores,
além de outras instituições) torna-se a força motriz para aprender.
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