free html site templates
SISTEMAS ALIMENTARES

Roberta Moraes Curan

Esta eletiva busca abordar os diferentes aspectos e pontos de vista que tratam dos alimentos e de como podemos contribuir para sistemas alimentares mais sustentáveis, saudáveis e justos. Dentre os assuntos que iremos abordar nas aulas estão sistemas alimentares, dietas saudáveis e sustentáveis, agricultura agroecológica, agricultura urbana e jardinagem comestível, além dos aspectos práticos do cozinhar e também a compreensão do comer como ato político.

As aulas, essencialmente presenciais, serão compostas por distintos momentos e incluem uma parte mais teórica, com apresentações expositivas, palestras com convidados e leitura de materiais/podcasts; e uma parte mais prática em que realizaremos visitas técnicas a experiências relevantes nas proximidades do Colégio; plantios; compartilhamento de receitas e discussões em grupos que serão divididos em temas específicos. O conteúdo e foco das aulas serão construídos ao longo do semestre, com o intuito de atender as demandas e interesses que forem surgindo no decorrer dos encontros. 

BIOTECNOLOGIA PARA JOVENS CIENTISTAS

Luciana Vasques

O projeto abordará, em linguagem acessível, desde o descobrimento do DNA até os mais recentes avanços da Biotecnologia, como o Sistema de Edição de Genomas (CRISPR), Terapia Gênica e Células-Tronco, para que os alunos possam entender, de maneira mais concreta, como é possível alterar o curso de uma doença ou o genoma de uma planta por meio da manipulação do material genético. Serão discutidas as questões éticas envolvidas da manipulação gênica, tanto em humanos como no agronegócio. Além disso, abordaremos o ciclo de vida do coronavírus, sua origem, modos de transmissão, fases da Covid-19 e prevenção. Discutiremos as três principais frentes de ataque, que estão em foco no mundo, para o controle efetivo da doença: o diagnóstico molecular; o redirecionamento ou o desenvolvimento de novos medicamentos; e a produção de diferentes vacinas. Todos esses aspectos serão pontuados com o que vem sendo realizado no Brasil.

FABRICAÇÃO, INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DIGITAL

Emil

Inovar é olhar para os problemas de diversos ângulos e poder criar pontes entre diferentes áreas do conhecimento. Dominar as ferramentas tecnológicas é fundamental neste processo. No curso de Fabricação, Inovação e Criação Digital exploramos os processos de Inovação com foco em STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) e desenvolvemos projetos que utilizem as novas tendências e ferramentas tecnológicas, além de apresentar um olhar empreendedor sobre o que é criado em aula.

Ferramentas que serão trabalhadas: Design Thinking, Cultura Maker, Eletrônica Analógica e Digital, Impressão 3D (sujeito a alterações com base nos interesses da turma)

ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Equipe Mais Diferença

O curso pretende discutir assuntos contemporâneos relacionados à diversidade, às múltiplas identidades e formas de habitar o mundo, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como eixo transversal.

Em uma perspectiva bilíngue e inclusiva (Libras-Português), serão apresentados e debatidos assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, Cultura Surda, inclusão, capacitismo, interseccionalidade, acessibilidade, entre outros.
Os estudantes terão a oportunidade de interagir em Libras e aprender sinais básicos e relacionados aos temas discutidos.

O curso será ministrado por profissionais com e sem deficiência que atuam na Mais Diferenças, organização do terceiro setor que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas.

A metodologia de trabalho será dialógica, isto é, as proposições e o projeto de conclusão serão construídos junto aos participantes a partir de seus interesses e problematizações. Estão previstas saídas para espaços culturais com programação acessível como estratégia de aproximação e interação com as pautas. 

TRABALHO E IDENTIDADE

Fernando Manzieri Heder

Quando perguntamos porque temos que ir à escola, é comum ouvirmos as seguintes respostas: “porque a escola vai preparar você para enfrentar o mundo do trabalho” ou “para que você compreenda a sua sociedade e se torne um cidadão consciente e atuante” ou, ainda, ‘para aprender a se relacionar com os outros e se desenvolver como pessoa”. Estas afirmações não só são comuns, como estão presentes em nossa legislação, enquanto os principais objetivos da educação.

Tendo por base estas questões, este curso pretende estabelecer junto aos estudantes reflexões e debates sobre o mundo do trabalho, sua organização e transformações, sobre a construção cultural das nossas identidades e como eles afetam as relações que estabelecemos com os outros e conosco, e sobre o mundo da política, sua organização, seu funcionamento e seu impacto sobre a construção e transformação de nossos direitos.
 

PSICANÁLISE

Antonio Fernando Longo Vidal Filho

No início do século XX, Sigmund Freud, médico vienense, propôs uma interpretação nova de nossa vida psíquica. Lidando com fenômenos considerados estranhos à abordagem científica convencional, sugeriu uma nova visão do homem e da sociedade. Ele criou uma disciplina, a “psicanálise”. No centro dessa disciplina, o “inconsciente”. A partir da leitura de alguns textos de Freud, o objetivo do curso é apresentar aos alunos alguns “temas” centrais da psicanálise: o sonho, a sexualidade e a cultura. Trataremos não só de ler Freud, mas de verificar como o pensamento dele pode ser confrontado com a experiência contemporânea. Nesse sentido, o curso propõe intercalar à leitura a discussão sobre alguns filmes.

GRAFFITI

Sylvio Ayala

A arte como instrumento de inserção no mundo, como rico elemento formativo. Apresentação das linguagens e técnicas, alternando mão na massa e debate reflexão (avaliação). O disparador pode ser a identidade de cada um, a elaboração de uma marca que lhes represente e apresente. Em seguida abriremos o histórico do graffiti, linha do tempo, intercalando com atividades práticas e contextualização.

Do lampejo primeiro até sua projeção, cada participante emplaca sua ideia. Criação, produção e execução, passando por técnicas de desenho, gravura, artes visuais e escritas. Partindo do esboço pra pintura, do micro pro macro, do desejo pra realização. Spray, rolinho, pincel, lápis, canetão, papel. Aqui é mão na massa, graffiti na veia! Materiais e instrumentos em punho, a proposta da oficina é alternar ações internas e externas, intervenções em suportes distintos: tela, muro e até objetos.

Técnicas trabalhadas: tag (assinatura) própria / máscaras de stencil / freehand / lambe-lambe e sticker adesivo. As grafitagens ao vivo faremos em espaços autorizados da escola, da praça e locais escolhidos de São Paulo. No pacote, saídas de campo (possíveis) para a Vila Madalena (Beco do Batman) e para o Grajaú (Ilha do Bororé). A cidade é nosso ponto de encontro, do ‘social’, do 'artístico', e do ‘espacial’. Cartografia interna e externa, da alma e das ruas, do abstrato e do concreto. Subjetividade & Objetividade.

PRIMEIROS SOCORROS

Roberto Trindade

O Professor Roberto Trindade acumula uma experiência de mais de 30 anos de trabalho na área de treinamento em emergências médicas pré-hospitalares, resgate e mergulho autônomo.
Vinculado a diversas agências certificadoras internacionais está autorizado a ministrar treinamento e capacitação de Profissionais e Instrutores nos programas de Primeiros Socorros e RCP, cujos padrões estão baseados nas diretrizes da American Heart Association e nas informações de Primeiros Socorros do Emergency Care and Transportation of the Sick and Injured, da American Academy of Orthopaedic Surgeons.

Conhecimentos simples podem ajudar em situações de acidentes. A grande maioria das situações de acidentes pode ser evitada; porém, quando elas ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas, são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas. Para que possamos prestar um socorro de emergência correto e eficiente, precisamos conhecer técnicas de primeiros socorros.

O treinamento é o ponto crucial para um bom atendimento de emergência. Por isso, nosso empenho é sempre oferecer treinamentos com qualidade ímpar dentro dos mais atuais protocolos de instituições internacionais, os quais são revistos e atualizados anualmente.
Objetivo Geral: Revisar o grupo de profissionais do projeto a lidarem com situações de emergência, treinando - o com eficiência e eficácia. Fazer de cada um a diferença.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORISMO

Airton Rocha

Você já parou para pensar na dimensão correta que devemos dar ao dinheiro em nossas vidas? Já tentou entender o que leva algumas pessoas a realizarem objetivos importantes para si enquanto outras não conseguem atingí-los? Por que tantas idéias criativas não prosperam, enquanto outras mais simples tornam-se empreendimentos de sucesso?

Vivemos em um tipo de sociedade onde devemos nos estimular a pensar e conversar sobre estas e outras questões que mais cedo ou mais tarde impactarão nossas vidas, desejos, futuros imaginados e sensação de realização e plenitude.

Esta oficina vai tratar esses temas de maneira descontraída e lúdica, recheada de atividades práticas para que exercitemos e construamos nossas próprias percepções.

Assista ao vídeo e veja se este curso é para você!
Caso positivo, você não só é nosso convidado, mas protagonista consciente desta jornada!
 

OFICINA DA PALAVRA

Alex Fabiano Nogueira

Escrever de maneira natural ou, como dizia o poeta, escrever como se respira. Essa é a proposta da Oficina da Palavra, um espaço lúdico, onde o ato de escrever terá origem
nas vivências e necessidades dos participantes.

Os módulos serão divididos por temas escolhidos coletivamente, de acordo com os interesses do grupo, com foco na expressão e no resgate da palavra interna.

Para contemplar diferentes gostos e necessidades, serão utilizados materiais de natureza multissemiótica, tais como livros, videogames, séries, filmes, fanfics, entre outros.

O desenvolvimento de cada participante será acompanhado individualmente, construído por meio do diálogo, com o objetivo de conscientizar o aluno sobre seu percurso e desenvolver sua autonomia de escritor.

Todos, independentemente das dificuldades, podem escrever. É nisso que acreditamos!
 

Clique no botão para ser direcionado para a página de preenchimento do formulário dos Itinerários Eletivos.


Endereço

Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 39 
05449-000 - São Paulo - SP
Alto de Pinheiros

Contato

secretaria@rainhadapaz.g12.br 
Telefone: (11) 3021-5711


© Copyright 2018 Colégio Rainha da Paz - Todos os direitos reservados