Esta disciplina tem o objetivo de apresentar o conceito de dados abertos, o que são, como se estruturam e onde se armazenam, assim como debater as possibilidades de uso destas informações de maneira a garantir maior controle da sociedade sobre as políticas públicas governamentais e melhor compreensão dos problemas e fenômenos sociais brasileiros a partir das informações digitais coletadas por diversos órgãos de governo. Para isso serão apresentados técnicas e métodos de análise matemática, incluindo noções estatísticas básicas, assim como, recursos tecnológicos, entre eles o excel, que potencializam estas análises. Ao final, discutiremos os caminhos que se abrem a partir do uso destes bancos de dados no sentido de avançarmos na transparência governamental, no combate à corrupção e na garantia da participação e controle da sociedade sobre as políticas públicas no Brasil. Convidaremos para este diálogo representantes de Movimento Hacker para ouvirmos sobre suas iniciativas nesta direção.
Esse projeto tem o nome de DESPERTAR ALIMENTAR, pois traz como proposta um “abrir de olhos” e uma mudança completa de conceitos pré-existentes sobre o ALIMENTO.
Alguns tópicos a serem abordados já estão previamente estipulados:
- O que te nutri, o que não te nutri; não só via oral, mas por todos os seus sentidos.
- Como equilibrar o Bem Nutrir.
- Confort food – alimento que nos dá conforto. Ressignificar ou equilibrar?
- Dietas da moda vs. emagrecimento saudável.
- Como mudar um hábito alimentar ruim.
- Xenobióticos – poluentes presentes no dia a dia e que influenciam na nossa saúde / doença.
- Maquiagem, cosméticos, cremes, shampoos... sim, eles influenciam no nosso Nutrir. Como melhorar?
- Alimentos in natura vs. processados vs. ultraprocessados.
-Antioxidantes vs. radicais livres e poluentes – lista de alimentos para uma vida saudável.
- Nutrientes importantes para o nosso dia a dia – o que não pode faltar!
- Como montar um prato balanceado com os micro e macro nutrientes necessários.
- Montando refeições que nutrem em todos os sentidos – Café da manhã, Lanche, Almoço e Jantar.
- Nutrição na TPM, menstruação e todas as fases da nossa Lua.
- Chás e óleos essenciais para o dia a dia.
- Alergias, intolerâncias alimentares, como saber? Alimentos que podemos trocar por outros para melhorar, além de receitas inclusivas (para todos).
- Receitas inclusivas – mão na massa! Vamos cozinhar!!
Além desses tópicos, abordaremos outros, conforme o interesse da turma!
Narrativas visuais é um curso que pretende articular as diversas linguagens visuais (
Desenho de Humor, História em Quadrinhos, Story-Board , caricatura, etc ) de forma
que ao final dos trabalhos os alunos possam reconhecer suas diferenças e
semelhanças. Desta forma será feita uma abordagem descritiva e crítica destas
linguagens, visando sua posterior utilização como recurso criativo .
As aulas terão exercícios de caráter prático, simulando possíveis aplicações e com a
apresentação de exemplos através da exibição de publicações e vídeos .
Trabalharemos com os alunos exercícios de desenho livre com ênfase nos
processos criativos, para tanto explorando suas diferentes expressões em linguagens
da comunicação como as histórias em quadrinhos, desenhos animados e ilustração
editorial. Este curso propõe sintetizar através da elaboração de exercícios e histórias
curtas a presença de todos esses elementos.
O que é preconceito? Reflexões sobre o cotidiano e os estudos científicos.
Frequentemente escutamos relatos ou lemos notícias de acontecimentos relacionados a preconceito. Um jogador de futebol negro é xingado de macaco. Uma mulher trans é assassinada, um rapaz gay é agredido a pauladas na rua. Mulheres são assediadas no trabalho e sofrem violência doméstica.
Percebemos que certos grupos sociais são discriminados ou hostilizados somente pela sua condição. Ao mesmo tempo, existe um debate acalorado sobre o que pode ser ou não considerado preconceito. Quando um homem assobia para uma mulher, é machismo? Pode contar piada sobre homossexuais? Bullying é preconceito? É justo ou injusto haver cotas para negros nas universidades? E para pessoas com deficiência nas empresas?
Serão usados referenciais teóricos da psicologia, da sociologia, das ciências políticas e da filosofia. Ao mesmo tempo, exemplos do cotidiano e notícias serão trazidos para reflexão.
Quando perguntamos porque temos que ir à escola, é comum ouvirmos as seguintes respostas: “porque a escola vai preparar você para enfrentar o mundo do trabalho” ou “para que você compreenda a sua sociedade e se torne um cidadão consciente e atuante” ou, ainda, ‘para aprender a se relacionar com os outros e se desenvolver como pessoa”. Estas afirmações não só são comuns, como estão presentes em nossa legislação, enquanto os principais objetivos da educação.
Mas talvez você se pergunte: Por que tenho que trabalhar? Como funciona o mundo do trabalho e como funcionará no futuro? Como ser um cidadão atuante e exercer meus direitos? Como funciona o mundo da política? Como nós nos desenvolvemos enquanto sujeitos? E, a partir daí, que relações podemos estabelecer com os outros, com o mundo e com nós mesmos?
O curso foi dividido em 15 aulas, agrupadas em três partes, de acordo com os temas a serem trabalhados: Parte 1: O mundo do trabalho; Parte 2: O mundo da política; e Parte 3: Identidade e relações sociais. As aulas serão baseadas em debates, atividades e reflexões em grupo, utilizando textos, vídeos e outros recursos que permitam uma maior interação e aprofundamento sobre o tema a ser estudado.
Ao término do curso será proposto aos estudantes que elaborem um produto final, com o uso de tecnologias da comunicação (por exemplo, no formato podcast ou audiovisual), com uma reflexão sobre um ou mais dos temas trabalhados, para, posteriormente, ser disponibilizado no site e/ou nas mídias sociais do colégio.
Clique no botão para ser direcionado para a página de preenchimento do formulário dos Itinerários Eletivos referente a 2ª feira.