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DADOS ABERTOS

Andréia Lunkes Conrado

Esta disciplina tem o objetivo de apresentar o conceito de dados abertos, o que são, como se estruturam e onde se armazenam, assim como debater as possibilidades de uso destas informações de maneira a garantir maior controle da sociedade sobre as políticas públicas governamentais e melhor compreensão dos problemas e fenômenos sociais brasileiros a partir das informações digitais coletadas por diversos órgãos de governo. Para isso serão apresentados técnicas e métodos de análise matemática, incluindo noções estatísticas básicas, assim como, recursos tecnológicos, entre eles o excel, que potencializam estas análises. Ao final, discutiremos os caminhos que se abrem a partir do uso destes bancos de dados no sentido de avançarmos na transparência governamental, no combate à corrupção e na garantia da participação e controle da sociedade sobre as políticas públicas no Brasil. Convidaremos para este diálogo representantes de Movimento Hacker para ouvirmos sobre suas iniciativas nesta direção.

DESPERTAR ALIMENTAR

Analucia G. C. Canella

Esse projeto tem o nome de DESPERTAR ALIMENTAR, pois traz como proposta um “abrir de olhos” e uma mudança completa de conceitos pré-existentes sobre o ALIMENTO.

Alguns tópicos a serem abordados já estão previamente estipulados:

- O que te nutri, o que não te nutri; não só via oral, mas por todos os seus sentidos.
- Como equilibrar o Bem Nutrir.
- Confort food – alimento que nos dá conforto. Ressignificar ou equilibrar?
- Dietas da moda vs. emagrecimento saudável.
- Como mudar um hábito alimentar ruim.
- Xenobióticos – poluentes presentes no dia a dia e que influenciam na nossa saúde / doença.
- Maquiagem, cosméticos, cremes, shampoos... sim, eles influenciam no nosso Nutrir. Como melhorar?
-  Alimentos in natura vs. processados vs. ultraprocessados.
-Antioxidantes vs. radicais livres e poluentes – lista de alimentos para uma vida saudável.
- Nutrientes importantes para o nosso dia a dia – o que não pode faltar!
- Como montar um prato balanceado com os micro e macro nutrientes necessários.
- Montando refeições que nutrem em todos os sentidos – Café da manhã, Lanche, Almoço e Jantar.
- Nutrição na TPM, menstruação e todas as fases da nossa Lua.
- Chás e óleos essenciais para o dia a dia.
- Alergias, intolerâncias alimentares, como saber? Alimentos que podemos trocar por outros para melhorar, além de receitas inclusivas (para todos).
- Receitas inclusivas – mão na massa! Vamos cozinhar!!
Além desses tópicos, abordaremos outros, conforme o interesse da turma! 

HQ

Eloar Guazzelli

Narrativas visuais é um curso que pretende articular as diversas linguagens visuais ( Desenho de Humor, História em Quadrinhos, Story-Board , caricatura, etc ) de forma que ao final dos trabalhos os alunos possam reconhecer suas diferenças e
semelhanças. Desta forma será feita uma abordagem descritiva e crítica destas linguagens, visando sua posterior utilização como recurso criativo .

As aulas terão exercícios de caráter prático, simulando possíveis aplicações e com a apresentação de exemplos através da exibição de publicações e vídeos .

Trabalharemos com os alunos exercícios de desenho livre com ênfase nos processos criativos, para tanto explorando suas diferentes expressões em linguagens da comunicação como as histórias em quadrinhos, desenhos animados e ilustração editorial. Este curso propõe sintetizar através da elaboração de exercícios e histórias curtas a presença de todos esses elementos.

PRECONCEITO

Guilherme Pogibin

O que é preconceito? Reflexões sobre o cotidiano e os estudos científicos.

Frequentemente escutamos relatos ou lemos notícias de acontecimentos relacionados a preconceito. Um jogador de futebol negro é xingado de macaco. Uma mulher trans é assassinada, um rapaz gay é agredido a pauladas na rua. Mulheres são assediadas no trabalho e sofrem violência doméstica.

Percebemos que certos grupos sociais são discriminados ou hostilizados somente pela sua condição. Ao mesmo tempo, existe um debate acalorado sobre o que pode ser ou não considerado preconceito. Quando um homem assobia para uma mulher, é machismo? Pode contar piada sobre homossexuais? Bullying é preconceito? É justo ou injusto haver cotas para negros nas universidades? E para pessoas com deficiência nas empresas?

Serão usados referenciais teóricos da psicologia, da sociologia, das ciências políticas e da filosofia. Ao mesmo tempo, exemplos do cotidiano e notícias serão trazidos para reflexão. 

TRABALHO, IDENTIDADE E CIDADANIA

Fernando Manzieri

Quando perguntamos porque temos que ir à escola, é comum ouvirmos as seguintes respostas: “porque a escola vai preparar você para enfrentar o mundo do trabalho” ou “para que você compreenda a sua sociedade e se torne um cidadão consciente e atuante” ou, ainda, ‘para aprender a se relacionar com os outros e se desenvolver como pessoa”. Estas afirmações não só são comuns, como estão presentes em nossa legislação, enquanto os principais objetivos da educação.

Mas talvez você se pergunte: Por que tenho que trabalhar? Como funciona o mundo do trabalho e como funcionará no futuro? Como ser um cidadão atuante e exercer meus direitos? Como funciona o mundo da política? Como nós nos desenvolvemos enquanto sujeitos? E, a partir daí, que relações podemos estabelecer com os outros, com o mundo e com nós mesmos?

O curso foi dividido em 15 aulas, agrupadas em três partes, de acordo com os temas a serem trabalhados: Parte 1: O mundo do trabalho; Parte 2: O mundo da política; e Parte 3: Identidade e relações sociais. As aulas serão baseadas em debates, atividades e reflexões em grupo, utilizando textos, vídeos e outros recursos que permitam uma maior interação e aprofundamento sobre o tema a ser estudado.

Ao término do curso será proposto aos estudantes que elaborem um produto final, com o uso de tecnologias da comunicação (por exemplo, no formato podcast ou audiovisual), com uma reflexão sobre um ou mais dos temas trabalhados, para, posteriormente, ser disponibilizado no site e/ou nas mídias sociais do colégio.
 

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